TRANSLATE:

29.6.15

Feng Shui - Relação entre o Espaço e o Ser

Feng Shui (pronúncia fung choei) - A Arte da Organização do Espaço
Os princípios dessa filosofia são:
1 - Tudo está vivo, com energia vital (Ch'i)
2 - Tudo está interligado pelo Ch'i
3 - Tudo está em constante mudança pelo Ch'i
Gostei muito da abordagem de Stela Vecchi: "Feng Shui Lógico é um valioso instrumento na conquista de seus sonhos. Tudo é possível.” Ela associa Feng Shui a Carl Jung, Meditação e Yôga. Amei! Abaixo algumas frases do livro que sintetizam essa relação:
"Vento (Feng) pertence ao Reino Celeste, água (Shui), pertence ao Reino Terrestre, portanto busca harmonia entre o Céu e a Terra através do conhecimento e direcionamento benéfico das energias disponíveis.” (p.32)
“O estilo arquitetônico e os objetos que compõem um ambiente revelam o comportamento das pessoas que ali vivem - , portanto, as casas possuem um significado rico e profundo, revelando um estilo de vida.”(p.35)
“Jung nos demonstra que os símbolos exercem sobre nós um efeito gerado a partir do inconsciente e que afetam nossa compreensão de mundo. […] Colocar símbolos com significado positivo (símbolos que nos dêem ideia de proteção, liberdade, alegria, coragem, etc.) nos influenciam beneficamente.”(p.42)
“Nossos pensamentos moldam nossa vida, e através da prática da meditação conquistamos a serenidade dos pensamentos, passando a colaborar para usufruirmos de uma vida mais plena. […] acalmando nosso coração através de pensamentos objetivos, isentos de autocondenação. Essa atitude leva a pensar sem julgar a su e ao outro. Um grande auxilio nesse processo pode ser o Yôga.” (p.45).
A autora é muito feliz em relacionar Yôga e Feng Shui, pois ambos implicam a conscientização de nós mesmos e do que nos cerca. Enquanto o Yôga se refere à energia vital como Prána, o Feng Shui a refere como Ch’i. A partir da ideia de que o meio influencia o ser, o livro traz algumas dicas para regular energia, e nesse sentido são benéficos:
* Espelhos (preferencialmente de corpo inteiro, afastam o mal, 
mas depende da posição!) Veja as dicas: Dicas Como Usar Espelhos
** Iluminação adequada (não muito forte, nem muito fraca)
*** Cristais (podem ser ativados com luz artificial)
**** Incensos e aromas são bons estimulantes!
O Feng Shui se baseia no Baguá para o equilíbrio das energias. O Baguá aplicável ao Hemisfério Norte é diferente do Hemisfério Sul. A autora explica que é por conta das referências de calor e frio. No Norte o frio vem do Pólo Norte…No Sul o frio vem do Sul… (p.152). Esse é o nosso:
No BLOG da Stela Vecchi é possível encontrar mais informações sobre o Feng Shui Lógico:
O Feng Shui é importante para o equilíbrio pessoal e interfere no processo de declutter, ajudando a definir quais roupas ficam e quais não e na organização do guarda-roupa 
(post a seguir). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário