TRANSLATE:

4.6.15

Meditação - 10 minutinhos por dia.

Foi numa conversa de domingo à noite, falando com o Jaime sobre felicidade e hábitos quando eu comentei que gostaria de meditar todos os dias. Ele disse: vamos começar amanhã. - Yes! Não é absurdo que atualmente a maior parte das pessoas dedica 8 horas da sua vida diária ao trabalho, e pouquíssimo tempo para si? Deveria ser o contrário - eu disse. Começamos no dia 1 de Junho, às 8h. Meta inicial 10 minutos por dia.
1 Dia - Logo após acordar, sentei na cama com as pernas cruzadas e as costas eretas. Sentia muito desconforto no corpo. Ouvi o cantar dos pássaros e barulhos que vinham da cozinha. A vontade de me alongar era tremenda. Eu queria também ir ao banheiro, escovar os dentes e beber água.
Então decidi que a partir do segundo dia eu deveria, antes, me espreguiçar com um leve alongamento, me levantar, ir ao banheiro, escovar os dentes, beber um gole d'água e aí sim, sentar para meditar.
2 Dia - Sentei em paschimotanásana, com as pernas estendidas, ainda que um pouco desalongadas. A sensação de tranquilidade de não sentir nenhuma necessidade fisiológica foi ótima. Ouvi os pássaros novamente. Concentrei na minha respiração. Mas dessa vez o medo de perder a hora e passar dos 10 minutos fez com que eu abrisse os olhos para checar o relógio duas vezes.
Então decidi que além de alongar, ir ao banheiro, beber água eu deveria por um despertador para dali a dez minutos antes de meditar. O desconforto corporal ainda era presente, e o Jaime deu a ideia de tomar um banho quente para aliviar a sensação ruim no pescoço.
3 Dia - Foi o melhor até então. Meditar com o corpo fresco pós banho é muito bom. Com o despertador ligado eu fiquei tranquila quanto à hora, pois 8:15 é o limite para sair de casa. Eu sempre ouço os pássaros. Faço uma respiração profunda e completa. Um flash de um dos sonhos que eu tive veio dentre outros pensamentos corriqueiros. Imaginar o símbolo do OM me ajuda a dissipá-los.

4 Dia - Feriado - Ao invés de 8h a meditação foi 8h30. Banheiro/Dentes/Água/leve alongamento. Mas não teve banho, eu pretendia ficar na cama depois. Fez diferença. Meditar após banho é muito melhor. Alguns ruídos me incomodaram (Bklyn). Me esforcei para continuar a abstrair. Focar no símbolo do OM.

Então parei para pensar nos estágios de meditação. Pratyáhára, dháraná, dhyána. Primeiro a prática de abstrair os sentidos; depois a concentração; aí sim a meditação. Nessa semana tive momentos de dháraná e de pratyáhára. Amanhã será o quinto dia. Que seja sempre melhor. OM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário