TRANSLATE:

19.4.18

Moda e Meio Ambiente: riscos da cabeça aos pés

A semana do Fashion Revolution é especial para compartilhar conhecimentos sobre moda (in)sustentável. 
As raízes da minha linha de pesquisa, focada em Moda Sustentável, remontam 2014, quando decidi unir os temas moda e Direito Ambiental e escrevi o ensaio inédito "Moda e Meio Ambiente: riscos da cabeça aos pés", vencedor do Prêmio Bonifácio de Andrada e Silva. O ano passado publiquei a versão enxuta, que você pode ler na íntegra aqui.
A ideia central é perceber que os riscos que permeiam a indústria da moda são plúrimes, permeiam todo o ciclo de vida do produto e estão enraizados na sociedade de risco, igualmente identificada como sociedade de consumo. Num segundo momento, entender a resposta do Direito Ambiental a esses riscos.
Caso vá citar ou mencionar o artigo nas referências bibliográficas utilize:
OLIVEIRA, Luisa Bresolin. Moda e meio ambiente: riscos da cabeça aos pés. In: Congresso Brasileiro de Direito Ambiental (22:2017: São Paulo, SP). Direito e sustentabilidade na era do antropoceno: retrocesso ambiental, balanço e retrospectivas. 22 Congresso Brasileiro de Direito Ambiental, 12. Congresso de Direito Ambiental dos Países das Línguas Portuguesas e Espanhola, 12 Congresso de Estudantes de Graduação e Pós-Graduação de Direito Ambiental, 6 Prêmio José Bonifácio de Andrada e Silva; org. Antonio Herman Benjamin, José Rubens Morato Leite. - São Paulo: Instituto O Direito por um Planeta Verde, 2017. v1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário