TRANSLATE:

11.6.15

Mel - Madhu - Feira em Floripa - Ayurveda e Benefícios à saúde

Amanhã é o último dia da Feira do Mel em Florianópolis, no Largo da Alfândega. É uma feira ótima, com produtos locais, de qualidade e de preço justo. Eles oferecem Mel do tipo Silvestre, Uva Japão, Eucalipto, Bracatinga, orgânico, etc. Meio quilo a R$ 9,00 (nove reais) e 1kg a R$ 17,00 (dezessete reais). A cor e o sabor dependem da predominância da florada na produção. Os mais claros são mais doces, os mais escuros mais amarguinhos. Estes são mais nutritivos e tem mais minerais.
Eu comprei vários uma outra vez nessa feirinha, estavam ótimos. Ainda tenho um em uso e ele cristalizou (foto abaixo). "A cristalização do mel (chamada popularmente de mel "açucarado") é uma garantia da pureza do mesmo, podendo ser utilizado desse modo sem perda de nenhum de seus benefícios.” http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/abelhas/mel.php
O mel é altamente nutricional, apesar de bastante calórico, tem proteínas, sais minerais (cálcio, potássio, ferro) e vitaminas do complexo B, C, D e E, e antioxidantes (flavonoides e fenólicos). Veja as características do Mel:        http://www.agais.com/telomc/b01107_caracteristicas_mel.pdf Pode ser utilizado para fazer doces, o consumo puro, molho de salada ou até para dourar o frango no forno ou grelhado.
De acordo com O Ayurveda (a Mãe da Medicina - Ciência da Vida), as doenças surgem em razão de um desequilíbrio das energias do corpo e da mente, e tanto a prevenção quanto a cura podem ser potencializadas pela alimentação adequada. O mel, ou MADHU em sânscrito, é um alimento doce, muito importante para a medicina Ayurvédica. Produz contentamento e prazer, acalmando os doshas Vata e Pitta. http://ayurvedayoga.com.br/ayurveda_alimentacao.ht
Suas propriedades medicinais variam conforme o tipo de mel:
* O de laranjeira funciona como calmante, além de exercer leve ação laxante; 
* O de flores silvestres confere energia, sendo um dos melhores para se fazer máscaras caseiras porque beneficia a pele; Sei que o consumo desse tipo é ótimo para evitar alergias!
* O de eucalipto favorece as vias respiratórias, desobstruindo-as. 
Além de prevenir doenças, ele também combate distúrbios do aparelho respiratório, (rouquidão, tosse e catarro) e é usado para reduzir a gordura corpórea e a retenção de líquidos (inchaços), desde que usado em pequena quantidade.
O mel ajuda a tratar secura dos intestinos, bronquite, asma, resfriado, náusea, sede excessiva, hemorragia, diabetes e dor de garganta. O mel também promove inteligência, força e determinação. 

“Produzido a partir do néctar ou essência das flores é um alimento satwico, tão rico quanto sutil: quando consumimos o mel ele penetra também em nossos canais sutis (nadis), nutrindo-os com vitalidade. Segundo a ayurveda ele estimula o desenvolvimento do intelecto e da força de caráter, além de ser um poderoso antídoto contra venenos físicos e sutis."                                     http://www.saladeayurveda.com/2011/04/madhu.html
Eu recomendo! Uma colherzinha pela manhã e uma à noite, ou para adoçar o chá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário