TRANSLATE:

9.6.15

Um pacote ou "Direito Ambiental para o Século XXI"

Hoje chegou um PACOTE pra mim! [....REBUBINA...] Em 2014 inscrevi um trabalho para concorrer ao III Prêmio José Bonifácio de Andrada e Silva, promovido pelo Instituto O Direito por Um Planeta Verde (IDPV). Ganhei em 1o lugar na categoria mestre. Além da inscrição por escrito, há uma apresentação oral pelos ganhadores, e a comemoração e entrega de prêmio no Palácio Bandeirantes, numa cerimônia super chic, com direito a Ministro do Superior Tribunal de Justiça e tudo.
Algumas ganhadoras - Flávia França, Marina Venâncio e Eu - com o Prof. José Rubens Morato Leite:
Durante a festa, que também celebrou a realização do 19 Congresso Brasileiro de Direito Ambiental (31 Maio - 14 Junho de 2014):
[...VOLTANDO...] Então hoje chegou a obra que reúne o trabalho dos ganhadores do Prêmio, organizado pelo Dr. José Rubens Morato Leite e pela Dra. Patrícia Faga Iglecias. O capítulo 6 foi escrito por mim: "O Princípio da Prevenção na Gestão e no gerenciamento dos resíduos sólidos eletroeletrônicos." Trata-se de um tipo de produto que se multiplica exponencialmente:computadores, celulares, aparelhos de som... todo mundo tem e são compostos por substâncias perigosas, motivo pelo qual devem ser descartados separadamente do "lixo comum". Nesse capítulo eu abordo esse e outros cuidados e soluções sobre eletroeletrônicos para a prevenção ambiental.
No livro também há análises sobre o Princípio da Precaução; compensação ambiental; poluição marinha por hidrocarbonetos; Responsabilidade do Produtor na gestão de embalagens; manejo de resíduos sólidos e obsolescência planejada.
Então esse era o pacote: "Direito Ambiental para o Século XXI: Novos Contornos Jurisprudenciais e na regulamentação dos resíduos sólidos." Editora Revista dos Tribunais. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário