TRANSLATE:

22.7.16

Make up: a ordem de passar maquiagem step-by-step ou a ordem dos fatores altera o produto.

Já tive professores que disseram que se deve começar pela sobrancelha, conforme o passo-a-passo, mas também já tive professores que fazem a pele antes, depois o olho e depois a sobrancelha! ... Como adoram dizer: não existe regra em maquiagem. No dia-a-dia rapidinho gosto de fazer a pele antes, mas makes pra noite e eventos gosto de seguir a ordem abaixo.
Eu sempre esqueço de fazer as sobrancelhas antes dos olhos! Muita gente tem o hábito de fazer a pele primeiro e os olhos depois.. mas o ideal mesmo é que a aplicação ocorra nesta ordem:
1º Sobrancelhas – Colorir a sobrancelha com sombra e delimitar com corretivo. Preferencialmente que a sobrancelha esteja “feita” para que não seja necessário usar pinça antes de maquiar, o que pode gerar irritação e vermelhidões indesejáveis. Fazer a sobrancelha antes ajuda muito a acertar a make nos olhos!
2º Olhos – Antes mesmo de maquiar os olhos selar a região das olheiras com pó translúcido ou usar um protetor para olheiras (ou um post-it ¬¬) porque se usar sombra vai cair pó colorido ali! Outra dica é selar a parte da pálpebra fixa próxima à sobrancelha, para evitar que o esfumado suba mais do que deveria...
Nessa parte a única exceção ao meu ver seria o lápis na parte inferior dos olhos e o rímel, porque a aplicação do corretivo e da base podem colorir de modo indesejado..


3º Corretivo colorido para olheiras/manchas/vermelhidões - Se houver necessidade. Para diminuir a intensidade da cor do corretivo colorido pode ser misturado com primer (eu não sou fã de primer) ou hidratante. Veja na imagem acima qual cor do corretivo usar em qual caso: olheiras arroxeadas/azuladas usar corretivo amarelo/alaranjado, se tiver marquinhas de espinha vermelha usar corretivo verde, seguindo o esquema de cores da imagem.
4º - Corretivo – [Eu gosto de passar o corretivo antes da base, mas muita gente que eu conheço indica que o corretivo é aplicado depois. Há controvérsias, então fica a seu critério!]
5º Base – Pra quem gosta de contorno mais forte, deve-se usar duas bases sem sobrepô-las – uma mais escura e outra da cor da pele. Ou ainda três bases, a terceira seria mais clara, nas áreas de iluminação, onde alternativamente pode-se usar o corretivo.

6º - Pó, Blush, Iluminador – O pó translúcido dá para as peles de todas as cores. Só não pode ficar muito concentrado para evitar reflexos indesejados em fotos. Pode ser feito o contorno com um pó mais escuro. Após, aplicação do pincel do pó ou pincel duofiber sem produto só para garantir que a pele fique uniforme.
7º Lápis infra e rímel – Como falei no item 2, fazer o delineado na parte inferior dos olhos após a aplicação do corretivo e do rímel garante que a coloração escura permaneça e cubra qualquer cor de corretivo ou pó.
8º - Delineador de lábios e Batom - Primeiramente delinear os lábios preservando o desenho natural ou aumentando um pouquinho. Cuidado com o arco do cupido! Aquela parte em v no centro dos lábios, deve ser observada. O delineador ajuda a mantém o batom por mais tempo sem borrar. Após a aplicação do batom corrija qualquer imperfeição com um retoque de corretivo no entorno da boca.
Essa ordem é muito conveniente quando se faz maquiagens para festa ou com cores mais escuras, especialmente para não judiar da região das olheiras, que é uma parte do rosto com pele muito sensível, assim evitamos pigmentação e formação de rugas e bolsas.
Curtiu as ficas? compartilhe no facebook, g+ e redes sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário