TRANSLATE:

27.8.16

O desafio dos sapatos: 8 meses sem comprar um par ..Ou..Shoe Challenge: Keep calm and don`t buy !

Eu amo sapatos. Especialmente aqueles que usamos menos, com salto alto e de festa. Mas também gosto dos clássicos para o trabalho, dos tênis de academia, dos docksides, dos oxfords, dos sleep-on, de havaianas, rasteiras, mocassim, de platarformas, de peep-toes, scarpins e sandálias. E claro, a pantufinha de ficar em casa, ah! e as botas!.
Eu já fui até no Museu dos sapatos, adoro estudar a história e a evolução dos modelos. O Museu se chaama Bata Shoe Museum e fica no centro de Toronto, Canada.
Como resistir? A sapateira lotada, mas só mais um... me propus ao desafio de ficar um tempo sem comprar um novo par !
A última compra havia sido na primeira semana de janeiro, comprei uns sapatos clássicos para trabalhar - scarpin bege Michael Kors, outro igual, porém, preto, 1 flat e 2 mocassins Coach de tons neutros para caminhar pro trabalho.
Pois bem, quando eu fiz meu processo de DECLUTTER (post no blog) eu percebi que tinha em torno de uma centena de sapatos, isso mesmo 100 * cem * calçados. Doei vários para pessoas carentes, vendi alguns no enjoei e num brechó e fiz uma troca com uma amiga. Ai mas rola uns apegos..cada investimento... anyway. Houve uma diminuição em torno de 20%. Mas mesmo assim, eu precisava dar uma trégua, resolvi me desafiar - Chega de sapatos!
Atenção, minha proposta não é viver descalça sem sapatos, nem me livrar de todos, mas regular o consumismo exagerado de sapatos de todos os tipos, considerando que eu já tenho tipos de calçados suficientes para as mais diversas ocasiões - de botas pra neve à swimfin, tenho até pés de pato!
De preferência à doença, sei que muitas mulheres adoram, amam sapatos. Assim como alguns homens gostam de relógios, de eletrônicos, colecionam diversos itens, eu gosto de sapatos.
Aposto nos sapatos para uma apresentação adequada e acho muito saudável ter pares extras do mesmo tipo para não repetir o mesmo no dia seguinte e garantir maior durabilidade aos bens. Por ex.: tênis de academia, não é legal ter um só. Eu tenho um primo que usa um por vez. O tênis dura apenas 6 meses, depois perde o amortecimento e ele compra outro. Eu tenho 4, que com certeza vão chegar a 4 anos de uso, muito mais vantajoso... só fazer o cálculo. A mesma regra para os scarpins que gosto de trabalhar, tem que variar pro conforto do pé.



















Sobre durabilidade eu acho importante cuidar bem do sapato e dos pés também (rsrs). Gosto de repará-los quando preciso, lavá-los, passar aquele jato anti-micróbios. Gosto de aumentar a vida útil deles. E sobre os pés, além do conforto, palmilha e meia-palmilha são bem-vindas.
Aliás, sobre salto alto vale o adendo né... salto alto faz mal pro corpo de tantas formas, acho que vale outro desafio! Tempo sem usar salto alto! Mas enfim, voltando às motivações desse desafio de não comprar sapatos.

A ideia já estava na minha cabeça, por vários motivos que foram me incomodando e tomando minha consciência:
- Sejamos práticos - Já não havia mais espaço adequado para guardar sapatos;
- Sejamos econômicos - O desperdício de dinheiro em um novo par desnecessário;
- Sejamos ecologicamente corretos - Quanto menos comprarmos, menos resíduos vamos gerar;
- Sejamos autênticos - O novo não é necessariamente melhor;
- Sejamos menos materialistas - O que importa mais? Porque comprar mais?
- Sejamos solidários - Quantas pessoas não tem sequer um sapato?
- Sejamos racionais - Quantos sapatos uma pessoa precisa? 10? 7?
- Sejamos sensatos - Quantos sapatos uma pessoa precisa pra ser feliz?? 20?? 14??
Por esse viés... no início eu passei longe das minhas lojas favoritas, depois passei pela vitrine, depois cheguei a entrar nas lojas e não comprar nada. Fiquei orgulhosa.
8 meses e meio, quase 9 meses sem comprar sapatos (nem chinelo, nem nada) no puro auto-controle!
Uhuuulll! Poder!
Agora, pra comemorar meu aniversário, tem que ter um sapatinho! Porque eu simplesmente amoo sapatos. Então ai vai o close no oxford prateado Mix Urbano, super usável para alguém como eu, que gosta de ir trabalhando pro trabalho e pra lá e pra cá.
 Depois desse desafio, acredito que eu vá manter um padrão menos consumista em relação aos calçados... e comprar com uma frequência bem reduzida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário