TRANSLATE:

8.8.16

Sri Ganesha - Homem com cabeça de elefante - Deus da sabedoria e removedor de obstáculos - OM

Ganesha, mestre do intelecto e da sabedoria, Deus da prosperidade, da fortuna e destruidor de obstáculos, é um Deus no Hinduísmo. Filho de Shiva (Deus transformador, destruidor) e Parvatí (Mãe Divina, Shaktí).
Representado geralmente nas cores amarelo ou vermelho, com corpo de homem e cabeça de elefante, tem 4 braços, barriga saliente e geralmente monta um rato.
Há várias histórias que contam o motivo pelo qual Ganesha tem cabeça de elefante. A mais popular é que Ganesha originalmente era um menino com uma cabeça normal, gerado pela sua mãe independentemente de Shiva que estava viajando. Parvati queria um filho leal à ela. Enquanto tomava banho pediu que seu filho vigiasse a porta para que ninguém entrasse. Shiva voltou de viagem e ameaçou entrar. Ganesha o enfrentou. Os dois não se conheciam. Irritado, Shiva o desafiou e cortou a cabeça do filho, sem sabê-lo. Parvatí horrorizada prometeu destruir o universo. Brahma, o Deus criador, para evitar isso, fez um acordo, e prometeu conseguir outra cabeça para Ganesha. No entanto, acabou sendo a cabeça de um elefante... Parvatí também impôs como condição que Ganesha deveria ser o primeiro Deus a ser adorado antes de qualquer outro.
As imagens de Ganesha tem muito simbolismo. O elefante simboliza o contentamento pois sua face transmite uma paz e sua tromba remete ao discernimento e à perícia em conduzir uma vida adequada.
 Os quatro braços de Ganesha representam os quatro atributos do corpo sutil, que são: mente (Manas), intelecto (Buddhi), ego (Ahamkara), e consciência condicionada (Chitta).
O rato (Mushika) representa inteligência / ego / a mente com todos os seus desejos e o orgulho da individualidade. Ganesha, guiando o rato é o mestre (e não o escravo) do ego / da mente.
Sri Ganesha representa o equilíbrio entre poder e beleza, e a capacidade de discernimento entre o que é real e o que é irreal.
Veja na imagem abaixo mais sobre o significado do seu arquétipo: grandes orelhas para ouvir mais, um machado para cortar os apegos, uma corda para puxar para perto da verdade, uma barriga saliente para conseguir digerir as coisas boas e ruins da vida, sobre o rato que representa o desejo - estando sempre acima dele. Apenas uma presa, para que não haja dúvidas nas decisões ou a quebra da dualidade, outros dizem que ele perdeu um dos dentes quando Vyasa precisava de um escritor para colocar os Vedas no papel, ele foi o primeiro a se candidatar. E Vyasa disse para ele: “mas você não tem lápis ou caneta.” Ele crack! imediatamente quebrou o dente. Prontidão e assertividade.
A posição de suas pernas (uma descansando no chão e a outra em pé) indica a importância da vivência e participação no mundo material assim como no mundo espiritual, a habilidade de "viver no mundo sem ser do mundo". A cabeça de elefante do Senhor Ganesha porém tem apenas uma presa por isso ele é chamado "Ekadantha, " que significa "Ele que tem apenas uma presa", para lembrar a todos que é necessário possuir determinação mental".
Ganesha é também definido como Omkara ou Aumkara, que significa "tendo a forma de Oum". OM é o seu mantra.
O chakra associado a Ganesha é o Muladhara, o chakra básico, chakra da raíz.
No Sul da Índia dizem que Ganesha é celibatário, devoto somente à sua mãe. No norte da índia, todavia, dizem que ele tem duas esposas: Buddhi (intelecto) e Siddhi (poder espiritual). Outros dizem que suas esposas são Sarasvati (deusa da cultura e da arte) e Lakshmi (deusa da sorte e prosperidade)
O Senhor Ganesha é o primeiro Deus a ser saudado em cerimônias, e sua imagem é a primeira a ser colocada em templos.
Seus devotos são chamados Ganapatyas. A devoção à Ganesha não se restringe à Índia.  Há estátuas e  templos na Tailândia:
Ganesh Chaturthi é o nome do festival hindu que celebra Ganesha. Ocorre na última semana de agosto - primeira de setembro. Tem duração de 10 dias. Este ano, 2016, será celebrado em 5 de setembro, dia do meu aniversário. Nessa festividade, grandes imagens de ganesha são levadas para imersão em rios / mares.
Nessa imagem, em Mumbai:
* The Philadelphia Ganesh Festival is one of the most popular celebrations of Ganesh Chaturthi in North America and it is also celebrated in Canada, Mauritius, Malaysia and Singapore.
Existem muitos textos que falam sobre Ganesha: muitos bhajans (músicas), kirtans (músicas para coro), japa mantras (pequenos mantras para repetição), stotrams (versos e poesias), puranas (histórias de caráter mitológico), e até mesmo uma upanishad (texto dedicado ao autoconhecimento) que carrega o seu nome – Ganapati atharva shirsha upanishad. Essa upanishad e a poesia chamada de sankatanashana ganesha stotram, são os textos mais famosos e tradicionais a respeito dessa forma.
A imagem de Ganesha se popularizou e é facilmente encontrada em lojas de souvenir no Ocidente. Cientes ou não de todos os significados por trás dessa imagem, muitos o adoram pela sua beleza estética e utilizam como decoração. Agora já sabemos alguns de seus simbolismos.
Senhor dos obstáculos, Sri Ganesha coloca e tira os obstáculos da vida das pessoas. 
Ele é o que regula os karmas e dá os resultados das ações para as pessoas.
Aum Shri Ganeshaya Namah! Salve o nome do Ganesha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário