TRANSLATE:

4.10.16

Personal Branding - Sua marca pessoal, sua imagem.

Qual é a IMPRESSÃO que as pessoas tem de você? O que a sua imagem reflete? E o seu tom de voz? 
O seu exterior está de acordo com o seu interior? A mensagem que você passa é intencional?
Personal Branding é a estratégia para alinhar seus valores, sua missão às suas ações e sua imagem pessoal. Nesse post falo um pouco mais sobre Personal Branding e começo indicando o seguinte livro caso você se interesse pelo assunto.
Falar em Marca (Brand em inglês) ou Marketing Pessoal pode soar fútil, vazio, até um despropósito. Eu não gosto da ideia de tratar as pessoas como coisa, como produto, uma reificação presente na sociedade contemporânea. Mas... foi durante o curso de Consultoria de Moda que me indicaram um livro "Personal Branding" e como boa cabeça aberta, resolvi ler e chegar às minhas próprias conclusões após a leitura.
A ideia central de construir uma marca pessoal (personal branding) é muito semelhante aos princípios da Consultoria de Imagem, então me senti bem à vontade com o propósito dessa ferramenta: requer -se auto-conhecimento sobre QUEM SE É para fazer refletir isso até mesmo para as pessoas que não se conhece, afim de criar uma comunicação adequada e desejável.
Personal Branding está relacionado com Sucesso.
Maya Angelou, poeta estadunidense definiu sucesso como: "Sucesso é gostar de você, gostar do que você faz e gostar de como você faz".
Personal Branding envolve gostar de si, gostar do que se faz, como se faz e expressar tudo isso de diferentes maneiras, inclusive mediante as roupas que usamos. Ou seja, cada um tem uma identidade e personal branding significa exaltar sua singularidade, suas qualidades, seus objetivos, sua paixão.
Você sabe para onde está indo? Você é consciente sobre as suas escolhas? A roupa que você usa representa a sua identidade? Você faz parte de um grupo? Você tem um negócio próprio? Sua roupa está alinhada ao seu trabalho? Você tem investigado como pode se aprimorar nos negócios e na vida pessoal?
Na imagem abaixo vê-se a representação de duas esferas opostas: o que você quer que as pessoas pensem de você e o que você não quer que as pessoas pensem de você. Logicamente você quer que as suas atitudes positivas aumentem e as negativas diminuam.
A sua postura inspira confiança ou indiferença? E a sua vestimenta representa poder ou desleixo? Os seus sapatos, limpos ou sujos? E o seu cabelo, preso em coque alto dominante ou "é o que tem pra hoje"? A bolsa que você porta é estilo eu sou empresária, ou carrega valores de sustentabilidade em sarja de material reciclado? O que você posta nas mídias sociais? Como você se relaciona com as outras pessoas? Emitimos sinais o tempo inteiro.
Muitas pessoas tem projetos incríveis, valores notáveis, mas ainda pecam na apresentação pessoal. Desde o tom de voz, a polidez no trato com os outros (ou a falta de educação), a ausência de empatia ou um simples sorriso no rosto - tudo faz diferença.
Ou talvez você ainda precise de mais tempo para identificar quais as características do seu negócio ou até mesmo da sua personalidade antes de bater o martelo sobre qual o próximo passo na sua vida.
O que me surpreendeu ao ler o livro foi o incentivo a ler mais, agir mais sobre o metier com o qual você está relacionado. Será que você pode ler mais livros? Escrever mais artigos? Prestar mais um trabalho voluntário? O que você está fazendo pela sua comunidade? Dê uma olhadinha em algumas páginas abaixo...
 Sobre ler mais livros. Adoro ! Se você como eu vive fazendo cursos, especializações, encarou mestrado e vive escrevendo artigos, eu entendo que a gente cansa de ler!! Mas redescobrir o prazer de ler livros além da área de atuação profissional tem um sabor revigorante.
 A normalidade empobrece - faça diferente, pense diferente e atue de forma diferente.
 A página mais inspiradora pra mim foi esta abaixo, e ainda bem consegui responder positivamente a várias questões. Foi um ano de muitas conquistas. Artigo publicado, artigo premiado, projetos novos, divulgação na T.V., novos cursos como aluna e como professora, viagens, amor, trabalho voluntário... Quero mais!!
Fica a dica então de trabalhar sobre a sua marca pessoal, fazer uma consultoria de imagem comigo ou outro profissional, se fazer muitas perguntas e ir trilhando o caminho da vida sempre de forma mais consciente, mais gentil e mais bonita. Brilhe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário