TRANSLATE:

6.1.17

2017: Positive vibes! Shaucha - Reflexões sobre o Niyama da Purificação ou Fuja de pessoas negativas !

2017 - Que comece o ano!
Minha reflexão de início de ano é sobre o Niyama Shaucha. Purificação e Positividade.
Os Yamas e Niyamas são princípios éticos do Yôga que são o meu norte comportamental, para tomar decisões e tornar minha vida sempre melhor. Já escrevi sobre tapas e outros yamas e niyamas...
No Brasil muitas pessoas se vestem de branco no Ano Novo o que representa pureza, paz, purificação. Eu aprecio a tradição! Trata-se de prática comum brasileira, mas com raízes na cultura africana. Dizem que praticantes do Candomblé (tem post sobre Candomblé) passavam a virada do ano vestidos de branco em homenagem a Yemanjá (tem post sobre Yemanjá logo abaixo).
Año nuevo, vida nueva 
más alegres los días serán 
año nuevo, vida nueva 
con salud y con prosperidad... !

Pensando em ensinamentos dos Yamas e Niyamas ao longo de 2016, acredito que Shaucha, o princípio de purificação, é o Niyama que desejo evidenciar em termos de aprendizado.
Shaucha é essencial para obter saúde, felicidade e bem-estar. Shaucha pode ser externo e interno.
Shaucha externo. 
Na atualidade os cuidados com a aparência, higiene e nutrição são muito populares. Trata-se de Shauchas externos. Diminuir a ingestão de toxinas: comidas industrializadas, fumo e bebidas alcoólicas são exemplos de aplicação de Shaucha. Alguns Pranayamas (respiratórios), Kriyás (técnicas de purificação) e Ásanas (posições de Yôga) também promovem boa purificação corporal, externa.
Saucha interno.
Alguns Pranayamas (respiratórios) e Samyama (meditação) promovem a purificação interna, acalmando ondas mentais. Evitar pensamentos de raiva, ódio, ganância, medo e pensamentos negativos faz parte da purificação interna.
Aqui farei algumas declarações sobre as escolhas das pessoas que nos rodeiam. Escolher bem o nosso entorno é importante para cultivar uma atmosfera equilibrada, rica.
Em 2016 aprendi....
1) Você não pode mudar pessoas negativas - Se alguém é agressivo, hostil, sarcástico, ou qualquer coisa ruim com você, mantenha a sua própria paz interna e se afaste, pois pessoas negativas podem sugar a sua positividade. Não se trata de fugir do problema. Certa vez li num livro sobre ensinamentos de yôga (para outro post) que algumas tempestades vem para nós como Karma, por exemplo, a nossa família. Mas o contato com outras pessoas é opcional e faz parte da sabedoria escolher o que queremos e quem queremos no nosso entorno. Representa Ahimsa (Yama da não-agressão) nos preservar de agressões desnecessárias.
2) Intransigência e intolerância, para longe! Pessoas que discordam de você e não aceitam sua opinião, como se fossem donas da verdade também não merecem sua atenção. Cada um evolui ao seu ritmo e querer impor verdades não faz parte da evolução. Sabe aquele aforismo de Aristóteles? "O ignorante afirma, o sábio duvida e o sensato reflete." É muito mais sábio aprender com as situações do que tentar ensinar... Não é curioso que aqueles que querem ensinar são os mais ignorantes?! Ó vida! Aprenda com os defeitos dos outros e se afaste... porque não é seu dever ensinar. Cada um é seu próprio mestre.  Desse modo, encurto meu caminho para a luz, com pessoas bacanas e compreensivas e que sabem discordar de você de forma polida e até alegre! Tenho uma grande amiga de quem discordo às vezes, a Giorgia, mas isso não implica nada que interfira na nossa amizade, porque somos muito educadas na forma em como nos posicionamos e isso é muito valioso!
3) Para se envolver em positividade é preciso se rodear de pessoas que agreguem! Agreguem amor, carinho, inteligência, educação, disposição, tudo de bom! Sem restrições de idade, cor, gênero, é possível ter amigos de todos os tipos. Ontem mesmo conheci uma menina que exalava positividade, doçura e foco para crescer. Estávamos numa conexão de aeroporto e ela tinha apenas 21 anos, achei o máximo! Trocamos contato e espero encontrá-la no futuro.
4) Quem te ama quer o seu bem e fará de tudo para preservar a sua atitude positiva. Quem realmente te ama te quer feliz e faz coisas fora da zona de conforto para dar um brilho extra à sua vida. Quem te ama te trata bem, com compreensão, amor e respeito. Não basta intenção, deve haver ação. Então, além de se afastar de pessoas hostis, aproxime-se de quem lhe faz bem! A ação também deve partir da gente, preservando a atitude positiva. Esse quadrinho é muito legal, sobre conscientização. É importante saber dos nossos sentimentos para poder controlar nossa mente e não o contrário. Mas também perceber as coisas boas e aproveitá-las (Santosha - Contentamento, é outro Niyama... outro post).


5) Amar a si e ao próximo. Assim como o cuidado com as pessoas que nos rodeiam, um ano melhor requer dedicação de nós próprios para consigo e para os outros. Criar situações positivas, se engajar na vida, ser ativo positivamente. Requer dedicação! Valorizar quem amamos, presentear quem nos faz bem, e buscar evolução através da purificação *Shaucha* e outros Yamas e Niyamas.

Feliz, Purificado, Positivo e Incrível 2017! Wish You All the Best! OM!

Um comentário:

  1. Ontem você falou do seu blog e corri para cá para te ler. Esse teu post da última virada é encantador. No fundo, existem inúmeras sabedorias para vivermos. E as que você falou por aqui são riquíssimas. Gratidão pelo texto tão bem pontuado. Praticamente um pequeno mapa para viver melhor. Beijo grande. Farah Diba.

    ResponderExcluir