TRANSLATE:

3.4.18

Emirados Árabes e Sultanato de Omã: viagem deslumbrante ao mundo árabe

Emirados Árabes Unidos e Sultanato de Omã
Muitos conhecem os Emirados Árabes, poucos conhecem o Omã.
O Sultanato de Omã é quatro vezes maior do que os Emirados, apesar deste ser um destino mais popular. Ambos fazem fronteira com a Arábia Saudita, que eu ainda não visitei.
Um pedacinho do mundo árabe
Eu já havia feito escala tanto em Dubai quanto em Abu Dhabi, mas não tinha os Emirados como destino pretendido... Eis que surgiu um convite de um amigo, para conhecer os dois países, aproveitando para comemorar nossa amizade de 10 anos!
Trip 10 anos de amizade
Eu queria acrescentar Doha (Quatar) no roteiro, mas achamos melhor explorar uma cidade do interior do Omã ao invés de focar apenas nas capitais... que bela surpresa foi!
UAE (United Arab Emirates): Dubai e Abu Dhabi
A federação da UAE (United Arab Emirates) é formada por 7 emirados, sendo Dubai e Abu Dhabi (a Capital) os mais famosos. Os demais: Ajman, Fujairah, Ra’s al- Khaimah, Sharjah, Umm al-Quawain. Visitamos Dubai e Abu Dhabi.

Dubai
Escolhendo Tâmaras no Souq no bairro Deira - Dubai

Dubai tem a parte antiga, o Deira, onde ficam os Souqs (mercados tradicionais), mas no geral impera o grande Dubai Mall com lojas de grife, a torre Burj Khalifa e pontos turísticos rodeados de grandes hotéis. Bem estilo Miami. Gostei muito de ir ao City Walk, que por acaso lembra a Lincon Road de Miami, com cafés e chás (sem bebida alcoólica!), todavia, permeada de homens de Kandura (veste masculina branca) e mulheres de Abaya (veste feminina preta). Curti muito o Miracle Gardens, um conjunto de jardins floridos estilo wonderland.
O que é imperdível: ir ao Souq do Deira e ver o show de luzes do Burj Khalifa após uma passeada no CIty Walk.
Abaixo o vídeo do show de água e luzes que acontece à noite à cada meia hora, ao lado do Dubai Mall, no tempo de uma música, seguido do show de luzes da torre Burj Khalifa:

Show de luzes do Burj Khalifa à noite, a cada meia hora
City Walk cheio de restaurantes, cafés e chás

Vista de cima do Burj Khalifa: ir até o topo é caro, mas vale a pena, vá de dia!

Miracle Gardens: um passeio legal em Dubai para namorados, família ou amantes de flores, como eu. 
Abu Dhabi
Mesquita do Sheik Zayed ao fundo: imperdível a visita guiada

Abu Dhabi então... é super Miami, inclusive com a tradição de brunchs às sextas-feiras, com bebida alcoólica (que é no geral proibida tanto nos Emirados quanto no Oma). A mesquita do Sheikh Zayed é o ponto alto da cidade, divina por dentro e por fora (veja mais fotos no meu insta) além dela, a marca da cidade fica pelos arranha-céus de diferentes formatos, shopping malls com marcas de luxo e hotéis estilo ostentação (tal como o Emirates Palace).
Mesquita Sheik Zayed - parte interna

Arquitetura interna do Emirates Palace

Restaurante Indiano - Asha's - Dentro do Yas Mall - maravilhoso e com drinks naturais não alcoólicos 
Drinks com álcool somente em grandes hotéis, como o Saint Regis (foto), que tem vista para o Marina Mall
Os Emirados são um caldeirão cultural, é muito comum ver restaurantes paquistaneses, indianos, e com referência a outras nacionalidades, pois menos de 20% da população é nativa.

Masdar City

Masdar City: O projeto de cidade sustentável nos Emirados

O projeto de cidade sustentável dos Emirados pode ser visitado. Mas não vá no final de semana, vá durante a semana para fazer a voltinha no carro elétrico. Veja abaixo a torre de conforto térmico no exterior da construção:
Masdar City
O que é imperdível nos Emirados: o passeio ao deserto em 4x4, e pode ser feito tanto de Dubai quanto de Abu Dhabi, com jantar típico, henna, apresentação de dança do ventre etc.. Fomos com a empresa arabian adventures, saindo de Dubai.

O passeio no deserto mostra as tradições da cultura árabe, tal como o trasporte por camelo e dromedário


E do Oman? Você já ouviu falar?

Oman, um destino especial: cidades de Mascate e Salalah
Aqui você vê tradição. Ao chegar em Mascate (Muscat), a capital, já se vê que a maioria em volta está de Kandura (veste masculina branca) e de Abaya (veste feminina preta). Eles usam um chapeuzinho típico bordado.
O forte em Nizwa - 50 reais (5 omani rial) inclui visita guiada - traje típico omani

O povo é muito simpático! Muitos pedem para tirar fotos. Homens, pois as mulheres são super recatadas, inclusive se recusam a bater fotos com turistas, já os homens até gostam!
O que você vai ver lá: paisagens deslumbrantes, águas cristalinas verdes e azuis, comércio relativo à cultura árabe, dromedários, bodes, golfinhos.
Esse é o Souq (Mercado) em Nizwa - a Antiga Capital do Omã - ao fundo casal com vestes típicas.

O que não vai ter lá: bebida alcoólica. Exceto em hotéis, algumas vezes apenas após às 18h, no geral não faz parte da cultura muçulmana beber álcool. E a shisha é explorada para o turismo, mas os locais me explicaram que é na verdade uma tradição mais do Egito, e não do Oman.

Mascate: capital do Omã
Mascate é a capital. Tem uma mesquita deslumbrante. Faça o passeio à antiga capital Nizwa onde há um forte com um tour muito bacana (5 rial Omani, equivalente a 50 reais).
Mesquita de Mascate - aproveite para experimentar o traje típico feminino - Abaya

Souq de Matrah é o mercado tradicional, onde se encontra ouro, incenso (luban), perfume (oud) e tapetes maravilhosos (cashmere e persa).
No Souq de Matrah (Mercado) - homens com traje típico omani

Outros passeios de meio dia ou dia inteiro: Wadi Shab, Water Springs, observação de golfinhos e snorkel (vi 4 tartarugas!).

Observação de golfinhos


Wadi Shab - O Jovem Vale - Passeio imperdível próximo à capital do Omã (Mascate)

O que é imperdível em Muscat: Fazer o passeio ao Wadi Shab e visitar o Souq de Matrah.

Salalah: uma cidade ao sul do Omã
Salalah é um antigo ponto de comércio, fica longe, no extremo sul do país, por isso fomos de avião. Também tem uma mesquita a se visitar, souq para comprar incenso e vários passeios de meio dia ou dia inteiro: Taqua Castle (parecido com o de Nizwa), A tumba de Jó e Marneef Cave (vista imperdível). Ah! Samharam é o local protegido pela UNESCO e não pode ficar de fora. É o ponto crucial que fez de Salalah, Salalah: rota do incenso puro, que é até comestível.
Tawah Castle - A vista do forte de Taqah e ao fundo o castelo - Próximo a Salalah

Marneef Cave - local de observação de blowholes (ativos em época determinada)

Cáfila - coletivo de camelos

Animais muito dóceis, vivem soltos pelas estradas desérticas do Omã.

Dromedários - Olha o baby!

Muitos dizem para ir a Salalah no verão deles, pois as árvores estão verdes, chove e é possível ir ao Water Springs como o Jarzeez, mas nós fomos em fevereiro, inverno deles (e já quente o suficiente).
O que é imperdível em Salalah: alugar um carro para passear no seu timing curtindo a paisagem desértica e da costa e ser surpreendido por cáfilas de dromedários ou rebanhos de bodes. E visitar Samharam, sítio protegido pela UNESCO, marco histórico da rota do incenso.
Samharam - patrimônio histórico pela UNESCO - The ancient frankincense port

Sobre como se vestir nos Emirados e no Oman
Emirados é mais liberal, o Oman é mais conservador. No geral você pode se vestir como quiser, mas é natural que se sinta mais à vontade coberto (risos). Nas mesquitas o esquema é rígido: braços, pernas, ombros e cabeça devem estar totalmente cobertos. O punho de fora é o suficiente para que o guarda não te deixe entrar e peça para você vestir um casaco ou alugar uma abaya. Eu já preferi entrar na onda e comprar um vestido tradicional no primeiro dia, para curtir tanto o passeio do deserto em alto estilo, quanto as mesquitas. Echarpes e cachecóis é que não faltam nos Souqs (mercados) para você comprar e usar estilo hijab, ou Sheila (lenço que cobre a cabeça das mulheres).

Não deixe de provar os mais diversos tipos de tâmaras
Benefícios das tâmaras: energia, nutrientes e efeito digestivo positivo.













Dica da pechincha: barganhar faz parte da experiência !

Diálogo típico:
Turista pergunta - Quanto custa isso?
Árabe responde - No problem!
:D
Pechinchar é uma arte. Veja no meu insta como fazer. O preço é 100? Peça 25. Faça cara de sério e desinteressado. Pesquisar o preço ajuda, mas barganhar é imprescindível. Faz parte da experiência da viagem ao mundo árabe!
Muitos países integram o mundo árabe:


Árabe básico para você viajar:
Chucran – Obrigada
Afuan – De nada
La – Não
Naam – Sim
Salamaleico – Saudação referente a Deus.
Marhab – Bem vindo
Enchala – Se Deus quiser
Mashala – Inveja Branca
Mafi Mushkila - No problem
Kandura – Veste masculina branca
Abaya – Veste feminina preta
Hijab - peça de roupa que veste a cabeça das mulheres
Niqab - peça de roupa que veste a cabeça das mulheres, aparente somente os olhos
Sheila – Lenço que cobre a cabeça das mulheres
Leia aqui sobre os termos de vestimenta feminina

Nenhum comentário:

Postar um comentário