TRANSLATE:

29.6.15

Declutter de Guarda-Roupa

Uma jornada pelo seu Armário: tirar absolutamente tudo de dentro + limpar + recolocar roupas e objetos a partir de suas necessidades.
Declutter = Destralhar. Acumulamos muitas coisas desnecessárias! O que você usa e te representa fica, senão —> Sai! 
A eliminação do acúmulo de tralhas e roupas que não são ou nunca foram usadas proporciona melhor fluxo energético, segundo o Feng Shui, atraindo boas vibrações.
Existe muita informação na internet de personal organizers, consultores, sobre o processo de declutter, Feng Shui e revitalização do guarda-roupa. 
A Mágica da Arrumação de KonMari é um exemplo, do qual eu gosto de 2 premissas essenciais:
1. Devemos fazer um único declutter radical e definitivo, ou seja, melhor pegar um final de semana e BUM!
2. Organize por categorias, não por local, de modo que se você vai revisar seus sapatos, vai ver todos! Assim, se alguns ficam na área de serviço e outros no closet, você vai avaliar todos.
O objeto principal do meu declutter era revisar todas as minhas roupas e sapatos. Mas no final do processo sempre surgem uns objetos não identificados naquelas gavetinhas e no fundinho do guarda-roupas.
PASSO N. 1 - TIRE TUDO DO GUARDA-ROUPA. 
 Além de roupas e sapatos eu tinha 3 gavetas para papéis/livros. Essa categoria teve de entrar no declutter para liberar espaço para roupas.

PASSO N. 2 - LIMPE O GUARDA-ROUPA POR DENTRO
(até porque um novo declutter, só ano que vem!)
PASSO N. 3 - ORGANIZE 3 PILHAS DE ROUPA:       NO WAY / DOAÇÃO / REPAROS
As roupas e sapatos que não puderem ser mantidas após reparação/limpeza ou que não combinam mais com você podem ser encaminhadas para doação ou para vendas. O que já é um trapinho… tente dar outra destinação (tipo limpa pincéis), senão - lixo mesmo.
PASSO N.4 - CLASSIFIQUE SUAS ROUPAS E SAPATOS 
Praia/Trabalho/Social/Esportiva/ Verão X Inverno. 
Se houver duplicidade, fique com o melhor!
A visualização dos Sapatos é facilitada se classificados por categorias, assim: Rasteiras/Sapatilhas/Sandálias de Verão/Escarpins/Sapatos Balada/Sapatos de Inverno/Botas/Tênis.
Desse modo você consegue perceber qual categoria exagerou no consumo e deve aproveitar mais para usar e também fica mais fácil o descarte: Você tem 10 sapatilhas e uma te aperta? Essa vai embora. Você tem 3 escarpins pretos e um deles já está meio baleado? Esse vai embora. Depois dessa separação eu decidi: Na minha próxima compra de sapatos (que não precisa ser tão próxima) minha prioridade é tênis de academia, e posso passar alguns anos sem comprar salto alto…risos. 
PASSO N. 5 - FLUXOGRAMA PARA O DECLUTTER:
Esse é o meu guia de perguntas, a roupa só fica se a resposta for sim até o final. A Cor é uma questão importante. Se você souber a sua cartela de cores, a tenha em mãos para conferir se os tons do seu vestuário estão de acordo. Particularmente eu tive sorte e as minhas roupas estavam quase 100% nos tons que me favorecem. Grande parte do descarte se deu por uma mudança de estilo ou escolha entre peças semelhantes, primando pela qualidade das peças. Algumas roupas podem deixar aquela dúvida: Não uso há 2 anos, vale a pena guardar? É um hard case, pergunte ao seu coração e se há espaço para guardar.. 
PASSO N.6 - RECOLOCAR NO GUARDA-ROUPA
Durante o Inverno as roupas de verão podem ficar lá em cima do armário.. com vestidos para casamentos e objetos de uso menos frequente. A roupa em uso deve estar à vista e seguir um padrão. Eu gosto de separar por tipo de roupa e ocasião: vestidos na arara da direita (os de festa mais escondidinhos, os sociais mais à mão). camisas e blazers na arara da esquerda. Além disso agrupar por cores, camisas brancas todas juntas, para você ter facilidade de comparar suas opções quando quiser vesti-las.Gavetas são boas para malhas e peças que não amassam, além de pijamas, roupas de ginástica, meias e roupa íntima. Para as bijoux adoro as gavetas rasas em colmeia e os cintos em cabides com ganchos.
PASSO N.7 - AJUSTES NECESSÁRIOS NO ARMÁRIO
No meu processo de declutter detectei a necessidade de mais araras do que prateleiras, pois amo vestidos, e eles amassam com facilidade. Se for planejar um novo armário pense bem nas suas preferências. Como o meu eu tenho há mais de 10 anos, minhas necessidades mudaram, mas ainda não é hora de trocar. Então eu tirei duas prateleiras (esquerda da foto) e instalei uma nova arara (direita da foto). É fácil, basta medir e providenciar uma barra de alumínio com suporte combinando com o resto do guarda roupa. Uns parafusos e Tchun! Outra providência foi comprar organizadores combinando, e me livrar de algumas caixas de sapato. Para a organização é importante que coisas do mesmo TIPO fiquem todas juntas. 5 caixas de vestido de festa uma aqui e uma lá não funciona. A organização deve se dar por agrupamento e padronização.
After Pink Boxes
PASSO N.8 - FENG SHUI - Mais Ajustes
Além das questões de caráter prático, não custa relembrar algumas dicas do FENG SHUI quando se trata de arrumação. Se você está com a mão na massa, não custa dar aquele retoque final. Por exemplo: Calçados preferencialmente fora do quarto. Dentro ou fora do quarto não devem estar num plano alto (acima da cabeça, nunca!). Em Feng Shui Lógico, Stela Vecchi recomenda (p.86):"Evite objetos embaixo das camas. Os sapatos não devem ficar embaixo das camas porque normalmente estão impregnado com o pó da rua.O quarto não é ideal para guardados e lembranças, nem fotos de falecidos pois mantém a mente no passado.” 
PASSO N.9 - AROMAS
Durante e após a arrumação, uma das dicas do Feng Shui para o bem-estar é manter um aroma agradável e suave no ambiente. Eu amo citronela! Seja com incenso, essência ou borrifador, o importante é perfumar sem exagerar. A dica é não colocar sabonetes nem perfumes dentro do armário nem na roupa - pode manchar. Mantenha tudo bem limpinho e perfume-se na hora de usar.
PASSO N. 10 - START! Prontos para o Declutter? 
Declutter Your Life

2 comentários:

  1. Luisa, amei... vou fazer e vou indicar! Conteúdos maravilhosos em seu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vilma, obrigada pelo elogio! Que bom! Indique, por favor, quanto mais consciência sobre nossas roupas, melhor pra cada um e para o meio ambiente também! Acabamos comprando menos ao nos dar conta que já temos o suficiente. Beijocas, nesse findi posto mais!

      Excluir